Porque as empresas têm dificuldade de conhecer o seu cliente?

Nessa minha jornada de mais de 10 anos como profissional da área de marketing, já vivenciei de tudo, mas uma coisa que eu vi em poucas empresas, na grande maioria start ups ou empresas de tecnologia é um mapeamento detalhado de quem é o cliente e porque eu vendo pra ele.

No meu entendimento isso acontece porque eles dependem disso para viver.

Como assim Gil? É simples, essas empresas dependem do pagamento mensal do cliente, se ele não usar o produto para resolver os seus problemas e vai deixar de ser o cliente.

Ou seja, sem esse conhecimento sobre as dores do cliente, quem ele é, e porque ele compra de mim, ele não vai pagar uma mensalidade pelo software e a empresa não se sustenta no longo prazo. Cito alguns exemplos: Mercos, Conta Azul, Artia, Rd Station, etc…

Porém esse processo é totalmente adaptável e necessário para as empresas que não vivem de mensalidade, normalmente o processo da venda termina praticamente na venda, como no varejo. E o que acontece é que essas empresas só sabem vender na base do esforço e não na atração certa do cliente, elas não sabem como é importante e rentável vender para quem precisa delas.

Essas empresas “fazem comunicação/publicidade” para atrair o maior número de clientes que puderem, enchem a loja de vendedores para atender essa “galera” que vem das campanhas e no fim vendem para 10 a no máximo 20% desse pessoal que veio na loja ou na empresa.

Se a sua empresa não for assim, por favor me conta, eu vou ter um prazer enorme de te entrevistar e aprender com você, mas se hoje o seu processo marketing e vendas for assim, vendo pra todo mundo que quiser comprar de mim, vou te dizer que você tem potencial enorme de vender mais e melhor, com menos esforço e mais retorno!

Como fazer isso? Conhecendo quem é o seu cliente, criando a oferta irresistível e superando as expectativas dele para que: ele volte a comprar de você futuramente e te indique para as pessoas que têm a mesma necessidade/dor que ele e sabem que ele já resolveu a parada.

Por onde eu começo? Falando com o seu cliente, fazendo pesquisa, entendendo cada motivo de levar ele a falar com alguém na sua empresa e querer comprar. Principalmente entender o porquê dela ter buscado o seu produto, ele é a solução para “o que?” Essas informações te ajudarão a melhorar o processo comercial, atendimento, produto, preço, enfim, deixar o marketing da sua empresa lindo e eficaz.

Marketing Gil? Sim! Marketing é quando você alinha todas as áreas da sua empresa para atender esse cliente, faz gestão de todos os contatos, faz gestão do seu funil de vendas, alinha os processos para atender melhor o prospect ou clientes, melhorar produtos e preços, gerar resultados para ambos, cliente satisfeito pronto para a recompra ou indicação (apologia no mkt 4.0) e consequentemente lucro!

Comunicação é a forma que você vai trabalhar para atrair esse cliente para a sua empresa.

Resumindo: Gil trabalha com Marketing, as Agências/Publicitários fazem o trabalho de comunicação :D

Essa é a Essência do Método Dream Marketing! Quer saber mais? Fale comigo ☺

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Um grande Abraço,

Gil Zanela

Consultora, Mentora de Marketing,Coach de Realização de sonhos, e idealizadora do Método Dream Marketing

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