Sonhar é viver na frustração

O processo decisório de um Ser Humano passa por 4 estados emocionais: Frustração, Insatisfação, Desejo e Satisfação. Essa afirmação vem do método BMC Brain Model Canvas, primeiro modelo canvas do mundo orientado a gestão das emoções humanas e ao processo decisório desenvolvido pelo Professor Marcelo Peruzzo.

Uma pessoa que tem um sonho ela está neste momento no estado emocional de Frustração. Como assim Gil?

Sim, se você tem um sonho e ele está parado você está frustrado ou mega frustração (Depressão). Sonhar é querer algo que está muito longe do seu alcance, como uma carreira de sucesso, ser mãe, viajar internacionalmente, abrir um negócio, perder peso, etc.

Tudo que eu citei acima, são sonhos que te deixam estagnado, você não sabe ao certo qual é o problema que não te leva a realizar esses sonhos. Esse é o X da questão!

Todo sonho vem com ele um problema, e quando você passa a ver o seu sonho como um problema, Bingo! Você automaticamente muda seu estado emocional para Insatisfação. Exemplo:

Frustração: Perder 10 quilos e para perder peso, preciso cuidar da saúde, ou seja parar de comer porcaria e me exercitar.

Insatisfação: Eu tenho um problema: Como eu vou arrumar tempo para me exercitar, já que eu tenho, marido, filhos, casa e trabalho e preciso dormir!

Quando você passa a ver o seu sonho como um problema a ser resolvido, sua mente é condicionada para buscar a solução desse problema e assim mudar o seu estado emocional para Desejo.

Desejo: Encontrei a solução para o meu problema: Me exercitar em pouco tempo, sem sair de casa e sem gastar muito, pois não gosto muito de academia.

E então eis que aparece um programa que com apenas 14 minutos por dia você pode se exercitar sem sair de casa! Outro Bingo!

Agora sim, você encontrou a solução para o seu problema “se exercitar”, e você passa o seu cartão de crédito, assina o programa e pode começar a se exercitar agora mesmo!

Satisfação: Eu estou usando a solução para o meu problema: Me exercitar em pouco tempo, sem sair de casa, pagando pouco.

Porém tem o fator “liberação de dopamina no ato da compra” que você precisa tomar muito cuidado!

A Dopamina é um dos neurotransmissores mais famosos do nosso sistema nervoso. Ela é conhecida como o neurotransmissor do prazer. Ou seja, assinou o programa, sua mente libera dopamina e você já “pensa” que perdeu os 10 quilos.

E o que eu faço agora? Pois então, você vai precisar iniciar outro ciclo BMC para gerar insatisfação, desejo e satisfação todos os dias para que esses quilos sejam eliminados da sua vida. Se você no dia seguinte não começar a fazer as aulas, você vai direto pra Frustração novamente e aí vai ser difícil sair, pois Frustração não gera movimento, mas insatisfação sim.

E para um sonho se tornar realidade você precisa criar um hábito utilizando o BMC, tema para outro post.

Entendeu como funciona? Frustração é algo bom, é o momento onde vc reflete e gera aprendizado. Sonhar é muito importante, só não pode parar por aí.

Se você viver só sonhando, vai viver na Frustração e tanto Frustração e como Satisfação não geram ação, pense nisso!

Um grande Abraço,

Gil Zanela

Consultora, Mentora de Marketing,Coach de Realização de sonhos, e idealizadora do Método Dream Marketing

Converse comigo

+55 47 9 9612 4972

gilmara@gilzanella.com.br

Whatsapp